Falar em tecnologia em educação é falar de incertezas e desafios. As tecnologias chegaram às escolas, afetando profundamente a educação, o modo de dar aulas, tanto presenciais quanto à distância. Mesmo havendo resistência, a demanda por mudanças é cada vez maior.
Torna-se claro os benefícios trazidos por essa evolução tecnológica, uma vez que o material didático ficou mais rico,melhorando a qualidade do ensino, os alunos se tornaram mais autores de seus próprios conhecimentos,pois lançam mão da pesquisa com mais facilidade e freqüência. Portanto, concordando com Valente, o educador deve ter o conhecimento técnico atrelado ao pedagógico para chegar ao seu objetivo que é, sempre, a aprendizagem do aluno, pois dessa maneira ele transforma seu papel de transmissor de conhecimento em mediador, sendo um orientador no processo ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno se envolva mais ativamente na construção do seu saber.
Para tanto, é necessário que o professor seja também cada vez mais criativo, conheça bem seu público alvo para construir e executar seu planejamento da melhor maneira possível. Enfim, estamos ainda diante de desafios, pois o avanço tecnológico se dá bem mais rapidamente que o avanço cultural, sendo as tecnologias apenas parte de um processo muito mais complexo numa sociedade em constante transformação.Lembrando, que, sem uma educação de qualidade, nao há cidadãos críticos,sendo,portanto,limitados.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
